quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Entrevista

Hoje, de manhã, na Tenrikyo havia uma espécie de distribuição de uma espécie de sopa de omochi, e uma verdura qualquer que não me recordo o nome.
Como fomos com a Universidade tivemos o privilégio de ir para as instalações da Tenrikyo em vez de nos contentarmos com uma mesa numa tenda ao Ar Livre.
10h30 Estavam os responsáveis pelo Rokusaikuriugu à nossa espera à frente do edíficio da Tenrikyo
Entrámos no templo (descalços), aproximamos-nos do Centro da Parte principal do templo, fizemos senzai (para quem não sabe é sentar-se à la japonesa, isto é de Joelhos) e foi-nos ensinado uma das muitas variações de rezar uma espécie de mistura entre hábitos islâmicos, hábitos cristãos e Japoneses.
Fiquei a  saber algo que não sabia relativamente à Tenrikyo, que eu nunca pensei possível devido à juventude da religião: Alguns acreditam mesmo que a humanidade foi criada ali.
O altar  principal é criado em volta de um buraco, supostamente onde foi criada a tal divindade e /ou o Homem.Depois tem outro altar onde se venera a fundadora da religião, e outro onde se veneram os anos passados. Assim reza-se em  3 direcções diferentes. Isto é, aquilo que eu não sabia acerca da Tenrikyo. Mas há muito mais.
De seguida dirigimos-nos para o Local onde iríamos comer a tal sopa de Omochi ( feita com as oferendas que são feitas às divindades no ano novo).  À passagem foi-nos servido um prato muito fino ( ritual) de Sake que possívelmente, à semelhança do que acontece na igreja católica com o vinho, estava dissolvido em àgua.( O sake de verdade parece mais àguardente).
Depois desse ritual dirigi-mos-nos ao edifício onde nos seria servida a Iguaria.
O Omochi ( feito de pasta de arroz) tem várias formas de se preparar ( já não é a primeira vez que como) mas neste caso tinha sido grelhado, e depois é colocado numas tigelas com um legume qualquer e molho.
Por fora parece pão mas por dentro é uma pasta indescritível, mas agradável de comer.
É um elemento muito importante na dieta japonesa nesta altura do ano. Entretanto cuidado: Apanha bolor muito fácilmente ( eu que o diga.... comprei 1 abri, tirei um bocadinho e 2 dias depois já tinha bolor... por isso é consumir logo que se abre apesar daquilo parecer durável).
Entretanto no decorrer do evento fui entrevistada ... básicamente a entrevista foi wow.... a pessoa já sabia quase tudo sobre o meu percurso no Japão...foi só confirmar certas coisas, e dar algumas explicações.
Uma entrevista aparentemente aleatória... na verdade ...
Mas foi interessante.  Uma experiência a repetir.
( Depois faço upload de algumas fotos)

Sem comentários: