sábado, 25 de julho de 2009

As Libelinhas pretas

Adoro estas libelinhas pretas, à semelhança das borboletas pretas tem uma forma de Voar muito pecúliar.
Cada Asa desta libelinha é capaz de movimentos independentes, pelo que a perda de uma ou duas asas ( desde que não sejam do mesmo lado ) não implica a perda da capacidade de Vôo.
São bastante comuns , aliás são as mais comuns aqui em Tenri. As libelinhas e Libelulas aqui são bastante variadas em termos de espécies e apenas retratei umas poucas.
Continuando com a libelinha preta. Quando está pousada vai abrindo e fechando as asas, é muito bonito observar, assemelha-se à abertura de uma flor.
Mais uma vez tenho alguns videos destes belos insectos. Uns em que estão pousados e outros em que interagem com outros elementos. De todos os insectos ( exceptuando as abelhas) são os mais fáceis de fotografar.)









Entretanto tenho mais videos. Infelizmente não filmei uma cena que demonstra a incrível capacidade de voar e de sincronização deste bicharocos. Os malandrecos copulam de costas um para o outro ligados um ao outro em pleno vôo! Um dos parceiros tem que voar ao contrário, ou seja de costas. Bem depois do que eu vi com as formigas... é normal que as malandrices tenham que ser feitas de outra maneira... ou então custam caro:















Já vi uma ou duas a voar com asas amputadas, enquanto que as borboletas com uma asa meio carcomida não conseguiam voar como deve ser, isto é inclinam-se mais para um lado do que para o outro, estes instectos mantêm a sua capacidade de vôo ainda que com uma asa a menos.













Vou tentar ver se encontro na internet o acasalamento seja em fotos ou em videos destas libelinhas, assim como o nome de todos os insectos que fotografar, entretanto actualizarei.







Sem comentários: