sábado, 1 de agosto de 2009

Jogos 2 : Pac Man

Bem primeiro que tudo a razão deste post. Por vezes encontrar jogos antigos é difícil. Lembro-me do que passo de cada vez que formato o PC ou mudo de SO, portanto achei interessante colocar aqui os links, a seu tempo talvez eu faça o upload para o 4shared ou Scribd, para assegurar que o ficheiro está online. Apesar das recentes políticas de pagamento do Scribd que não me agradam mas pronto.

Aviso já que nalguns jogos podem ser precisos emuladores.

Primeiro Jogo

 Um Clássico: Pac Man  

O Pac Man tem sido alvo de inúmeras reproduções e imitações é um dos Jogos mais populares de toda a história. Mas será que ainda se lembram do original? E será que sabem a origem do nome? (Não tenho a certeza ) Mas de acordo com uma das minhas professoras de Japonês Pac Man vem da onomatopeia Paku paku (ぱくぱく). No meu livrinho de onomatopeias diz que significa comer alegremente  em largas quantidades, embora a minha professora diga que se refira mais a comer coisas grandes e portanto entra em contradição dado que as bolinhas que o pacman come são minúsculas. No entanto penso que a ligação poderá estar na segunda explicação do livro que traduzido dado que no livro fala comer em grandes quantidades.

por via das dúvidas coloco o que está no livro.

( no livro está em hiragana+kanji mas como não sei se têm suporte para línguas asiáticas coloco em Romanji)

Pakupaku+taberu

Genki ni takusan taberu you su

(kuchi o aketari tojitari suru ato)

Ok o livro também faz referência ao pacmanzito... mas a ligação é perceptivel. O bichinho come grandes quantidades... e os bónus são maiores por isso faz sentido.

Entretanto apercebi-me que alguns links que eu conhecia estão inacessíveis pelo que vou ter mesmo que fazer o Upload para o 4shared. Lamento o Incómodo.

 Entretanto hoje à Tarde Descobri um novo tipo de pacman Online (ok ... para muitos deve ser chato), pelo que deixo aqui o link.  ( Foi este que me fez ficar Nostálgica).

Básicamente este pacman não tem GUI, joga-se apenas com texto... de inicio é preciso escrever help ( ou apenas h) para saber todos os comandos possíveis. O jogo ( a meu ver é muito interessante e bastante promissor.  Pouco a pouco é tão automático como qualquer outro jogo... apesar de não ser tão rápido.  O Conceito é interessante.

Se quiserem experimentar (O site é em Inglês)

1 comentário: