segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Eclipse

Estas fotos já estão atrasadas, entretanto resolvi postá-las hoje. (Apesar da Imagem do blog [que está aqui desde o princípio do blog] ser um pequeno corte das fotos que tirei do eclipse).

Bem nesse dia pedi ao professor das aulas da manhã de Japonês se podiamos fazer uma pequena pausa para ver o eclipse, e o professor  de japonês( para além de super competente é bastante simpático e bem humorado) acedeu ao pedido.

Para grande desilusão as condições atmosféricas (i.e nebulosidade) impediram-me de captar o ponto alto do eclipse ( parcial nesta zona do Japão, no entanto não muito longe do eclipse total).

Imagino o desgosto que os Japoneses ( e outros) que viajaram a Okinawa de propósito para ver o Eclipse total não terão sentido.

Fiquei um pouco desapontada, ainda assim os resultados são melhores do que os que presenciei em Portugal.

Pré- Eclipse(ou começo)

dá para perceber a luminosidade alterada do sol. Nessa altura ainda não havia muitas nuvens que resolveram aglomerar-se nos melhores momentos desaparecendo pouco depois do eclipse.

Nesta foto abaixo apesar de não se ver grande coisa devido ao brilho do sol, achei curioso devido  à presença da libelula tão perto desta zona da faculdade  dado que normalmente ficam-se pelo leito do Furukawa, raramente se afastam muito da àgua. Desorientação por causa do Eclipse?

Entretanto Cigarras e afins calaram-se durante um bom tempo ( e as cigarras Japonesas são cá umas gralhas...). E os pássaros regressaram às àrvores em massa enquanto que os corvos andavam a cantar aos sete ventos como se estivesse prestes a chover.

Começa a ser preceptível o Eclipse ( com a ajuda dos filtro da máquina fotográfica é certo):

Este foi o máximo que consegui fotografar do Eclipse ( clicar para ver a imagem maior e fazer zoom):

O ponto alto coroado pelas nuvens....

(para ver a abertura, resolução , e outros dados das fotografias, a máquina adiciona-os automáticamente pelo que ao ver a propriedades dá para saber esses dados [hora e data Japonesas] em quaisquer das fotos do blog [excepto as que forem tiradas com telemóvel, e que eu avisarei antes).

Sem comentários: