sábado, 25 de julho de 2009

Primeiro Post

Já não é o primeiro blog que crio, e julgo que não será o último. Espero que seja no entanto o primeiro que sobrevive aos 2 primeiros posts que curiosamente são sempre os mais complicados. mas a falta de tempo e o excesso de interesses acabam por assassinar blogs e sites.. Fico feliz com a opção de editar em html.
Estou num programa de mobilidade entre Portugal e o Japão por um ano.
Até agora tenho tido alguns desafios pessoais, não por estar no Japão mas por outros factores.
Entretanto actualmente encarei os meus desafios e a pouco a pouco estou a vencê-los.
A minha aprendizagem de Japonês está mais autónoma embora quando cheguei cá inicialmente tenha esquecido maior parte do que aprendi, apenas relembrava em casa. Ao chegar à faculdade tudo o que sei simplesmente se desvanece. Uma espécie de nervosismo que tenho. Já em Portugal é igual mas não foi tão pronunciado quanto aqui. Entretanto a vida aqui tem sido bem mais agradável e menos stressante. Toda a gente parece ser amável, e a arrogância é rara, algo que parece apenas visível em um ou outro estudante estrangeiro. Ainda não encontrei isso no Estudante Japonês.
Entretanto perdi imenso tempo devido a ter apenas um telemóvel e nenhuma máquina fotográfica, tendo o telemóvel apenas 2mp perdi imensos momentos únicos que não pude fotografar.
Uma enorme borboleta preta uma borboleta do tamanho aproximadamente igual ao da minha mão semelhante a uma Monarca, um Colibri a beber o nectar de uma flor, as cerejeiras em Flor de Kyoto ( essas tem outro motivo também)...
entretanto agora com a sua aquisição vou começar a partilhar fotos ( também vou postar algumas que fiz com o telemóvel).

Curioso. Em Tenri assim como noutras cidades as mulheres vestem imensa roupa no verão, apenas Osaka e Tokyo, e certas partes de Kyoto escapam a isso, nas outras cidades, como Nara etc... O calor aqui é bastante húmido e dificil de aguentar, mas como elas não gostam muito da pele bronzeada cobrem-se todas , pelo ,menos pelo que uma colega minha Japonesa disse ( aqui o protector solar não é lá muito popular).
No entanto no inverno não é raro vê-las de mini-saia/cinto, até mesmo a andar de biciclete. Para os meninos uma pequena nota. Seja qual for o comprimento da saia, a forma como elas se baixam e andam de biciclete, nunca , mas mesmo nunca mostram nada. Anda aqui uma ocidental sempre com complicações com as saias curta... e elas sem pensar conseguem-no fazer em saias ultra-curtas. Triste mas verdade. Sei que não é lá muito interessante mas é frustrante. Elas não precisam de se esforçar que a saia nunca levanta demais.
Entretanto há outras coisas que assustam aqui relativamente a bicicletes.
Um rapaz de muletas engessado a andar de biciclete, uma mulher a andar de biciclete com apenas uma mão e a outra a segurar o bebé ao colo. Os japoneses a andar de biciclete com chapéu de chuva na mão e/ou a falar ao telefone... tanta coisa...
Entretanto numa coisa Portugal devia copiar o Japão. Aumentar o número de linhas de ferro em vez de os diminuir ( sim estão a diminuir ... e mais vejam os antigos mapas, e os locais em obras etc...) e as ciclovias ou então a autorizaão para andar de biciclete nos passeios como no Japão é bom e é saudável. e evitava tanto trânsito. Ok não estou a imaginar ninguém a Subir a Rua do Couraça de Lisboa em Coimbra de Biciclete, mas decerto que noutros locais era interessante poder utilizar a biciclete.

Sem comentários: